Se um extraterrestre desabasse do espaço direto em uma das cadeiras do Maracanã neste domingo, chamaria de louco o sujeito que lhe informasse que o time de vermelho é o atual campeão mundial. A superiodade do Brasil sobre a Espanha ofereceu um raro momento de questionamento à soberania que os europeus alcançaram nos últimos anos, com a conquista de duas Eurocopas e uma Copa do Mundo. A vitória de 3 a 0 na final da Copa das Confederações, porém, não fez os atletas verde-amarelos se sentirem donos do trono do futebol. Talvez por conveniência, talvez por respeito, eles seguem dizendo que o melhor time do mundo é a Espanha.
A opinião partiu de diferentes jogadores, em um discurso afinado. O raciocínio é óbvio: o Brasil ganhou um campeonato menor do que aquele vencido pela Espanha, então nada mais justo do que deixar com eles essa onda de favoritismo - mesmo que o rendimento em campo tenho mostrado o oposto.
Neymar puxa a fila da admiração à Espanha, mesmo com o atropelo no Maracanã. Novo jogador do Barcelona, ele diz que o Brasil teve rendimento excepcional para bater os campeões mundiais.
- Estávamos ansiosos, por ser contra uma seleção que é a melhor do mundo. A gente sabia que teria dificuldades. Tínhamos que dar mais de 100%. Jogamos até mais do que esperávamos.
Ficamos felizes de ver nossa evolução.
A ideia é não se empolgar, como alerta o capitão Thiago Silva. Ele é mais um a dizer que a Espanha é a melhor equipe do mundo.
- O grupo esteve de parabéns em toda a competição. Só podia dar no que deu, com uma vitória importante sobre um grande adversário, a melhor seleção do mundo. Mas acho que merecemos muito. Não é porque ganhamos que está tudo legal. Nesse momento, temos que ter equilíbrio, sabedoria, para manter os pés no chão.
Marcelo usa tom parecido. Vê impacto na vitória sobre a Espanha justamente por se tratar, na visão dele, da melhor seleção do planeta.
- Ganhamos a final, respeitando sempre a Espanha, que é a melhor do mundo no momento.
Conseguimos ganhar da melhor do mundo.
O Brasil é tetracampeão da Copa das Confederações. Fred, duas vezes, e Neymar fizeram os gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário